quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tenho hemorróidas ?

HEMORRÓIDAS...

Elas podem ou não se apresentar com sintomatologia. Os sintomas e sinais são variáveis em número e intensidade. Pode haver dor, sangramento, aumento de volume na margem anal (mais presentes no esforço da evacuação) sendo as queixas mais freqüentes.

Muitas vezes não são relatadas pelo paciente, mas as hemorróidas são comprovadas pelo médico no exame físico especializado.

Em qualquer das situações o tipo de tratamento varia de paciente para paciente.

O que deve também ser de conhecimento de todos é que no momento do exame desta região ano-retal, o diagnóstico inicial de hemorróidas não exime o paciente de fazer um exame completo.

O que é um exame completo?
1. Observar a região ano-retal:
o médico ao observar a região pode constatar lesões cutâneas, tumores, hemorróidas externas.

2. Realizar exame de toque retal:
verifica condições do músculo retal, presença de tumores do reto e canal anal, condições da próstata no homem, massas pélvicas ou posição e tamanho alterados de órgão femininos

3. Endoscopia ou retosigmoidoscopia:
visualizar hemorróidas, tumores ou outras alterações na mucosa deste segmento do intestino e possibilita a biopsia que é realizada sem dor (e sem necessidade de anestesia).

O tratamento é variável, podendo ser desde tratamento tópico com pomadas ou supositórios, ou ligaduras elásticas (feitas no próprio consultório), microcirurgia, cauterização e tratamento cirúrgico.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

O tratamento para hemorróidas é sempre cirúrgico?

Hemorróidas é uma doença hereditária?

Álcool e condimentos são fatores desencadeantes?

Após a cirurgia as hemorróidas podem voltar?
HEMORRÓIDAS
Hemorróida é uma das mais freqüentes e desconfortáveis desordens. São raramente sérias, mas podem esconder um sério problema como o câncer de reto. Portanto a hemorróida requer um diagnóstico e tratamento apropriado. Hemorróidas são veias dilatadas que ocorrem dentro e em volta do ânus e reto. Elas podem ser externas (fora do ânus) ou internas podendo exteriorizar-se para fora do ânus. Em ambos os casos as hemorróidas podem ser sentidas e vistas como uma pequena bexiga. As hemorróidas internas também podem permanecer dentro do reto e não serem sentidas ou percebidas.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA HEMORRÓIDA?
O fator comum das hemorróidas depende da posição do corpo, em que todo o sangue acima do reto exerce uma pressão na área retal ou anal. Outras condições que contribuem são: intestino preso, diarréia, gravidez, obesidade, e especialmente esforço freqüente no momento da evacuação. Porém alguns pacientes não têm nenhuma das condições acima e não desenvolvem a hemorróida.

QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES?
As hemorróidas podem produzir muito desconforto, mas nenhum problema sério.
- trombose e dor: um coágulo de sangue dentro da hemorróida pode causar dor severa necessitando de atenção médica imediata.

- Hemorragia: a hemorróida interna quando sangra apresenta sangramento no momento da evacuação vermelho vivo e indolor.

- Coceira e irritação: a hemorróida externa pode provocar coceira, especialmente se a área está úmida e irritada.

HEMORROIDA CAUSA CÂNCER?
Hemorróida não desenvolve câncer. Entretanto a hemorróida e o câncer ambos podem causar hemorragia retal. Na verdade muitas desordens podem causar hemorragia retal. Quando a hemorragia retal ocorre acima dos 30 anos, e especialmente naqueles com mais de 50 anos, deve ser considerado um problema sério e um diagnóstico correto deve ser feito.

TRATAMENTO
Na hemorróida interna o tratamento depende do grau da intensidade.
- Grau I: Não há exteriorização da hemorróida com ou sem sangramento.

- Grau II: A hemorróida exterioriza-se no momento da evacuação, mas retorna para dentro do reto espontaneamente.

- Grau III: Há exteriorização da hemorróida e há necessidade de empurrar com a mão para dentro do reto.

- Grau IV: Permanece constantemente exteriorizada.

No 1º e 2º graus, utiliza-se a fotocoagulação infravermelho não necessitando de anestesia ou internação.

No 3º grau - ligadura elástica - é um método simples que é usado um pequeno anel de borracha estrangulando a base da veia dilatada. A circulação sanguínea é interrompida e a hemorróida cai de 5 a 7 dias. Também é realizada sem anestesia e sem internação. No 4º grau a indicação é cirúrgica. Podendo ser realizada com anestesia local ou regional (raque ou peridural).

TRATAMENTO CONSERVADOR
1- Manter a região anal limpa, usando sabonete e enxugando suavemente após cada evacuação.

2- Manter o ânus e a hemorróida o mais seca possível, usando talco e um tecido macio para absorver a umidade.

3- Comer alimentos ricos em fibras e cereais. Ambos retêm água no bolo fecal produzindo fezes de consistência suave sendo mais fáceis de passar e reduz a tendência para desenvolver hemorróidas.

4- Evite esforço no momento da evacuação.

5- Quando estiver com trombose e dor, fazer banho de assento com água quente por 10 a 20 min, 2 a 4 vezes diariamente para desinflamar a área e aliviar a dor.

PREVENÇÃO
- Comer fibra, cereais ou usar medicamentos aumentando o volume do conteúdo fecal. - Quando tiver vontade de evacuar, procure não demorar para fazer.

- Exercícios físicos podem ajudar o funcionamento do intestino.

- Tomar bastante líquidos e comer regularmente nos horários programados.

RESUMO
Hemorróidas são uma desordem comum freqüentemente resolvidas pela própria pessoa ou com tratamento mínimo. Tipicamente o tratamento é simples e efetivo, embora ocasionalmente a cirurgia é necessária. A hemorróida pode esconder um problema sério como o câncer de reto e intestino e portanto deve ser avaliado e diagnosticado adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário