terça-feira, 23 de junho de 2009

Problemas Sexuais Femininos

Falta de desejo sexual feminino

A falta de desejo é uma das disfunções mais freqüentes e chega a acometer entre 15 a 34% das mulheres.

Tem diversas causas entre elas as mais comuns são alterações hormonais provocadas por anticoncepcionais, parto, amamentação, menopausa e disfunções hormonais.

Uma causa muito comum é o uso de antidepressivos.

Outras causas estão no stress da vida diária, na rotina sexual do casal onde tudo é sempre igual, cansaço físico e mental.

Ainda existem causas provocadas por diversas doenças orgânicas, uso de diversos medicamentos, drogas, álcool, cigarro.

Muitos casais acham que este sintoma é falta de amor mas na maioria das vezes isto não é verdade. Sexo não deve ser confundido com amor que é um sentimento humano muito mais profundo que o sexo.

A solução passa por uma consulta com o ginecologista para que este possa avaliar as causas e, se for o caso, encaminhar o casal para o tratamento mais eficaz.

Incapacidade em obter orgasmo feminino

Outra disfunção sexual feminina muito comum é a incapacidade em a mulher obter orgasmo na maioria das relações sexuais ou mesmo nunca ter obtido um orgasmo.

É importante nestes casos saber se a incapacidade é somente na relação sexual ou até mesmo na masturbação feminina. Mulheres que tem orgasmo através da manipulação do clitóris ou através da masturbação não podem ser consideradas como anorgasmia.

A causa pode ser a falta de desejo sexual mas nem sempre existe relação entre a falta de desejo e a falta de orgasmo.

O orgasmo sexual feminino é uma entidade complexa do ponto de vista social, cultural e religioso.

Fisicamente, no campo biológico é fácil de descrever e teoricamente fácil de obter.

Do ponto de vista biológico o orgasmo feminino é bem definido existindo até imagens de ressonância nuclear magnética de uma mulher durante o orgasmo. MRI study of the female genitalia, during orgasm, and after orgasm from Schultz WW et al. BMJ. 1999;319(7225):1596-600.

Talvez a causa mais comum da dificuldade de atingir o orgasmo em mulheres é o equívoco sobre a resposta sexual normal das mulheres e da anatomia genital, o que não é incomum entre as mulheres e seus parceiros sexuais. Enquanto algumas mulheres podem obter orgasmo através da penetração vaginal por si só, muitas exigem estímulo clitoridiano para atingir orgasmo. Expectativas irrealistas, má técnica, e a clara falta de comunicação entre os parceiros podem contribuir para este problema.

Mas, na prática, o orgasmo é supervalorizado como manifestação de apreço sexual, desejo sexual, desempenho sexual.

Muitas mulheres afirmam que não precisam ter orgasmo para se satisfazer sexualmente.

O que se deve evitar é a ditadura do orgasmo, a necessidade imperiosa em ter orgasmo em todas as relações sexuais, pois isto acaba por depreciar a mulher como um ser humano e, aí sim, causar a falta de desejo sexual ou mesmo a aversão sexual definitiva.

Novamente o médico ginecologista pode ajudar a mulher em suas dúvidas e recomendar tratamentos que possam ser realizados ou opções disponíveis para avaliações por parte de outros especialistas.

Dor à Relação Sexual - Dispareunia

A dor a relação sexual pode ocorrer em diversas patologias do órgão sexual feminino tais como corrimentos, infecções vaginais, menopausa, distúrbios hormonais.

Também pode ser atribuída à falta de desejo sexual bem como a atitudes em relação a sua própria sexualidade.

A solução passa por uma consulta com o ginecologista para que este possa avaliar as causas e propor os tratamentos necessários.

É importante distinguir a Dor à Relação Sexual - Dispareunia da Incapacidade em ter penetração sexual

Vaginismo

Incapacidade em ter penetração sexual

A incapacidade em ter penetração sexual pode ser devida a problemas orgânicos relacionados aos órgãos genitais externos ou internos e ao vaginismo.

No caso de alterações orgânicas é importante não tentar mais a penetração e fazer uma consulta ao ginecologista para avaliar as causas e tratamentos.

Já, o vaginismo é a contração voluntária ou involuntária dos músculos perineais impedindo a penetração sexual.

De todas as disfunções sexuais é uma das mais fáceis de se resolver pois o tratamento é através de técnicas físicas que a própria paciente pode fazer com a orientação médica adequada.

A solução passa por uma consulta com o ginecologista para que este possa avaliar as causas e propor os tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário