quinta-feira, 8 de abril de 2010

13ª Semana

amãefeto-de-13-semanas.jpg

Modificações nos seios que alcançam seu tamanho máximo, as aréolas escurecem, os bicos dos seios aumentam e aparece o colostro. Os tubérculos de Montgomeri aparecem (estruturas como se fossem pequenos grânulos ao redor do mamilo). Tudo preparando para a amamentação. Dependendo da sensibilidade de cada um, a mamãe já sente os movimentos. Além do peso,

pressão, altura do útero, pode-se ouvir ao sonar (aparelho próprio para este fim) os batimentos cardíacos do feto.

Os seios da mamãe começam a produzir o colostro, com aumento do volume das mamas, aumento da circulação sanguínea e aumento das veias que se tornam mais visíveis. Nesta fase da gestação, com 16 semanas, se a mamãe quiser pode fazer o teste triplo, no qual se detectam problemas como espinha bífida e síndrome de Down. Sendo um exame de sangue não invasivo, não há riscos para o bebê.

Bebê

O comprimento dos pés a cabeça é de 11,5cm., pesando em torno de 15 a 20g. Os olhos agora já tem pálpebras que se juntam, permanecendo fechadas. Os dedos da mão são levados até a boca. Começam a se delinear as costelas, ossos do crânio e dos membros. Nariz e queixo já estão bem delineados também.

A placenta, cuja função é nutrição do bebê, já é auto-suficiente na produção de hormônios para manutenção da gravidez. Ocorre eliminação de resíduos do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário